Entre as maiores virtudes desta obra ocorre destacar as respostas claras e teoricamente bem fundamentadas a uma série de questões que em geral habita explícita ou implicitamente o debate sobre avaliação das instituições educacionais: 1. qual o seu propósito ou qual sua função? 2. a quem interessa, beneficia ou prejudica? 3. qual a trajetória deste conceito e destas práticas ao longo das últimas décadas e por que hoje se impõem como questões inarredáveis? 4. o que é avaliação — é ela um conceito unívoco e universal — e em que se distingue de medições quantitativas? 5. por que existe comumente resistência natural a processos ou procedimentos de avaliação? 6. quais são os mais destacados critérios de avaliação? 7. como entender os conceitos de efetividade e de qualidade, e como avaliá-los?
Do mesmo modo, e aqui está o cerne desta obra, ela oferece, além de um aprofundado estudo de um modelo de avaliação participativa do desempenho da universidade e do papel da avaliação participativa no planejamento, uma proposta de um instrumento concreto de avaliação participativa para a universidade.
Valdemar Sguissardi
Professor Titular da Unimep