Esta obra discute a temática muito atual da avaliação universitária que hoje preocupa e envolve a muitos setores do governo e da sociedade e mantém sob tensão especialmente o meio universitário. Pretende-se pôr em questão, para compreender, um movimento que, sob muitas óticas, propõe-se a tentativa de, por um lado, curar o ensino superior, em especial a universidade, de seus males crônicos e reiteradas crises, e, por outro, inegavelmente, adequar a educação superior aos ajustes promovidos na esfera econômico-política, de que o imperativo da modernização e da globalização da economia, a transformação da ciência, tecnologia e informação em forças produtivas, o advento do neotaylorismo na produção e do neofuncionalismo administrativo na reforma do Estado seriam algumas dentre tantas de suas marcas específicas.
Foi para responder a um conjunto de questões – o que se deve entender por avaliação institucional ou universitária no contexto de mudanças estruturais e do Estado, por que razões se resiste a esse movimento com bravura ou a ele se adere sem nenhuma crítica, por exemplo-que os autores nesta obra reunidos escreveram seus textos. Não se trata de enfoques uniformes; antes, de uma pluralidade de pontos de vista sobre essas e outras questões que cada autor quis responder, enriquecendo o debate e, em última instância, pondo a avaliação universitária em questão.
Avaliação universitária em questão
reformas do Estado e da educação superior
Organizador: Valdemar Sguissardi
Avaliação universitária em questão
reformas do Estado e da educação superior
Ano: 1997
Número de páginas: 184
Idioma:
Português
Editora: Autores Associados
ISBN: 978-8585701444
SGUISSARDI, V. (Org.). Avaliação universitária em questão: reformas do Estado e da educação superior. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
SGUISSARDI, Valdemar. Avaliação universitária em questão: reformas do Estado e da educação superior. Campinas: Autores Associados, 1997, ISBN 978-8585701444.