Este site está em constante construção.
O acervo de documentos – livros, capítulos de livros, artigos, prefácios e outros – está sendo acrescentado paulatinamente.

Economia na pandemia

crise global e o impacto na economia, na política, na sociedade e no meio ambiente

Organizadores: Osmar Gomes de Alencar Júnior | Maria de Fátima Vieira Crespo | Wagna Maquis Cardoso de Melo Gonçalves

Este livro coletivo é resultado do esforço empreendido por pesquisadore(a)s nas discussões realizadas durante as atividades do curso de extensão intitulado Economia na Pandemia: a conjuntura de crise global e os rebatimentos na economia, na política e no meio ambiente, promovido pelos docentes do Curso de Ciências Econômicas em parceria com os membros do Observatório do Fundo Público (OFP) – Núcleo de estudo, pesquisa e extensão, ambos, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) – no período de 30 de setembro a 18 de dezembro de 2020; e com a contribuição do Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O que era uma “gripezinha” tornou-se um genocídio da população brasileira, em especial, daqueles extratos mais vulneráveis econômica e socialmente.

Na essência, a estratégia política e econômica adotada pelo governo Bolsonaro para sair da crise de acumulação do capitalismo global aprofundada pela pandemia combinou necropolítica e neoliberalismo hayekiano; o que, por um lado, levou um maior número de brasileiro(a)s a se contaminar e morrer pelo negacionismo e, por outro, relegou muito(a)s trabalhadore(a)s ao confinamento, sem trabalho ou auxílio emergencial digno e levou outro(a)s a serem obrigados a continuar nos seus postos de trabalho sem proteção e com salários rebaixados.

Essa estratégia necroneoliberal foi fundamental para a explosão da contaminação e da morte entre a classe trabalhadora, uma vez que sem trabalho e sem auxílio emergencial ou com trabalho desprotegido e com renda reduzida, milhares de trabalhadore(a)s morreram de fome e/ou sem ar, contaminado(a)s por Covid-19, nas suas casas ou nas longas filas dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), sucateado desde sua criação. Contribuiu, também, para que menos recursos públicos fossem destinados para os gastos com as políticas sociais, favorecendo a redistribuição do gasto federal em favor da fração da burguesia financeira nacional e internacional, credora da dívida pública federal brasileira.

Essa coletânea foi pensada nesse cenário de radicalização política e econômica para inibir a crise de acumulação e salvaguardar os lucros da fração da burguesia financeira nacional e internacional deixando um rastro de destruição e mortes na classe trabalhadora.

Economia na pandemia
crise global e o impacto na economia, na política, na sociedade e no meio ambiente
Ano: 2021
Número de páginas: 258
Idioma: Português
Editora: Diagrama Acadêmico
ISBN: 978-65-995167-4-0
ALENCAR JÚNIOR, O.; CRESPO, M.; GONÇALVES, W. (Org.). Economia na pandemia: crise global e o impacto na economia, na política, na sociedade e no meio ambiente. 1. ed. São Carlos: Diagrama Acadêmico, 2021. Disponível em: https://www.diagramaeditorial.com.br/project/economia-na-pandemia/.
ALENCAR JÚNIOR, Osmar. Economia na pandemia: crise global e o impacto na economia, na política, na sociedade e no meio ambiente. CRESPO, Maria.; GONÇALVES, Wagna. São Carlos: Diagrama Acadêmico, 2021, ISBN 978-65-995167-4-0. Disponível em: https://www.diagramaeditorial.com.br/project/economia-na-pandemia/.