Este site está em constante construção.
O acervo de documentos – livros, capítulos de livros, artigos, prefácios e outros – está sendo acrescentado paulatinamente.

Avaliando o desempenho da universidade

Adriane Cavalieri | Teresia Diana Lewe Van Aduard de Macedo-Soares | Michel Thiollent

Entre as maiores virtudes desta obra ocorre destacar as respostas claras e teoricamente bem fundamentadas a uma série de questões que em geral habita explícita ou implicitamente o debate sobre avaliação das instituições educacionais: 1. qual o seu propósito ou qual sua função? 2. a quem interessa, beneficia ou prejudica? 3. qual a trajetória deste conceito e destas práticas ao longo das últimas décadas e por que hoje se impõem como questões inarredáveis? 4. o que é avaliação — é ela um conceito unívoco e universal — e em que se distingue de medições quantitativas? 5. por que existe comumente resistência natural a processos ou procedimentos de avaliação? 6. quais são os mais destacados critérios de avaliação? 7. como entender os conceitos de efetividade e de qualidade, e como avaliá-los?
Do mesmo modo, e aqui está o cerne desta obra, ela oferece, além de um aprofundado estudo de um modelo de avaliação participativa do desempenho da universidade e do papel da avaliação participativa no planejamento, uma proposta de um instrumento concreto de avaliação participativa para a universidade.

Valdemar Sguissardi
Professor Titular da Unimep

Avaliando o desempenho da universidade
Ano: 2004
Número de páginas: 262
Idioma: Português
Editora: Editora PUC-Rio | Loyola
ISBN: 85-15-02999-5
CAVALIERI, A.; MACEDO-SOARES, T.; THIOLLENT, M. Avaliando o desempenho da universidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2004.
CAVALIERI, Adriane. Avaliando o desempenho da universidade. MACEDO-SOARES, Teresia.; THIOLLENT, Michel. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2004, ISBN 85-15-02999-5.