As lembranças foram materializadas a partir da sensível anuência de um grupo de intelectuais, professores/pesquisadores que prontamente atenderam ao convite, escrevendo com singeleza, sem abandonar a densidade teórica que os caracteriza. Como princípio norteador da narrativa, apenas a sugestão de que o conteúdo desdobrasse as lembranças mais remotas de seus tempos de escola. A ênfase poderia incidir sobre algum fato específico ou sobre recordações diversas, desde que situando tempo e lugar. Além disso, uma única recomendação: ter muito prazer ao elaborar sua escrita. Trazer a tona tais reminiscências não tem o intuito de provocar sentimentos nostálgicos ou de propagar curiosidades excêntricas. O que se pretende é salvar arquivos, contribuindo para uma melhor compreensão de contextos envolvendo o cotidiano da vida de estudantes em meados do século XX. Embora o processo memorialístico carregue em si mecanismos seletivos, este livro nasce da convicção de que muito se pode problematizar e produzir academicamente a partir das histórias.
Tempos de escola
memórias
Organizador: Beatriz T. Daudt Fischer
Tempos de escola
memórias
Ano: 2011
Número de páginas: 203
Idioma:
Português
Editora: Autores Associados
ISBN: 857843191X
FISCHER, B. (Org.). Tempos de escola: memórias. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
FISCHER, Beatriz. Tempos de escola: memórias. Campinas: Autores Associados, 2011, ISBN 857843191X.