Este site está em constante construção.
O acervo de documentos – livros, capítulos de livros, artigos, prefácios e outros – está sendo acrescentado paulatinamente.

artigo

Rumo à universidade competitiva

na modernização conservadora a universidade perde sua face, sua alma e sua identidade histórica

Valdemar Sguissardi

Publicado em:
Perspectiva
Resumo
Neste artigo são identificadas teses e exigências da chamada modernização conservadora nas quais se apóiam as políticas e ações de reforma da educação superior no Brasil, assim como ocorre em outros países do centro e da periferia do capitalismo globalizado. Além da identificação dessas teses, demonstra-se mediante que mecanismos estao sendo postas em prática e com que previsíveis consequencias para a identidade histórica da universidade. Os exemplos do Chile e da Inglaterra são ilustrativos do que pode ocorrer no Brasil se mantida a tendência de acelerada privatização do sistema de educação superior e de introdução, nas suas instituições, da lógica empresarial competitiva.
SGUISSARDI, V. Rumo à universidade competitiva: na modernização conservadora a universidade perde sua face, sua alma e sua identidade histórica. Perspectiva, Florianópolis, v. 18, n. 33, p. 239-268, jul./dez. 2002. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/wp-content/uploads/2022/08/RUMO-À-UNIVERSIDADE.pdf.
SGUISSARDI, Valdemar. Rumo à universidade competitiva: na modernização conservadora a universidade perde sua face, sua alma e sua identidade histórica. Perspectiva, Florianópolis: 2002, volume 18, número 33, páginas 239-268. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/wp-content/uploads/2022/08/RUMO-À-UNIVERSIDADE.pdf.