Este site está em constante construção.
O acervo de documentos – livros, capítulos de livros, artigos, prefácios e outros – está sendo acrescentado paulatinamente.

artigo

O trabalho docente na educação superior no Brasil

heterogeneidade, insegurança e futuro incerto

Valdemar Sguissardi

Resumo
Com este artigo visa-se identificar e compreender o trabalho docente na educação superior no Brasil, hoje, no contexto de um modelo de desenvolvimento econômico-social neoliberal e de um Estado mercantilizado, sob predominância financeira, que condiciona o conjunto das políticas sociais, entre elas a da educação em geral e da educação superior em particular. Mostrar-se-á como o trabalho docente na educação superior está se assemelhando cada vez mais ao das categorias de trabalhadores com trabalho mais intensivo e de maior precariedade. Isto se deve à não prioridade da educação superior políticas sociais do Estado e à estrutura heterogênea do subsistema –estatal/público (federal, estadual emunicipal), privado sem e com fins lucrativos –com presença majoritária deste último setor, que representa cerca de 85% das instituições e 75% das matrículas.A partir desse diagnóstico, serão levantadas hipóteses quanto às perspectivas da profissão docente da educação superior neste país.
SGUISSARDI, V. O trabalho docente na educação superior no Brasil: heterogeneidade, insegurança e futuro incerto. Integración y Conocimiento, Córdoba, v. 6, n. 2, p. 142-162, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/18695/19110.
SGUISSARDI, Valdemar. O trabalho docente na educação superior no Brasil: heterogeneidade, insegurança e futuro incerto. Integración y Conocimiento, Córdoba: 2017, volume 6, número 2, páginas 142-162. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/18695/19110.