Este site está em constante construção.
O acervo de documentos – livros, capítulos de livros, artigos, prefácios e outros – está sendo acrescentado paulatinamente.

artigo

Evaluación/regulación de la educación superior en el Brasil

algunos aspectos históricos y actuales

Valdemar Sguissardi | Gladys Beatriz Barreyro

Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos históricos e atuais da adoção de políticas de avaliação/regulação da educação superior no Brasil, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Mostra como esse processo se desenvolveu em duas etapas: a primeira, na qual predominam os elementos de uma avaliação diagnóstica e formativa, e a segunda – em que seu caráter instrumental se fortaleceu e consolidou nas últimas duas décadas, desde o final do séc. 1990. de regulação e controle no âmbito do Estado Avaliador. O texto procura mostrar os laços estreitos, especialmente nesta segunda fase, com o contexto econômico e político derivado do ajuste neoliberal da produção e da reforma gerencial do Estado. Para isso, são apresentados alguns dados históricos e estruturais do ensino superior no país.
SGUISSARDI, V.; BARREYRO, G. Evaluación/regulación de la educación superior en el Brasil: algunos aspectos históricos y actuales. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada/Espanha, v. 20, n. 3, p. 171-206, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/18552/18053.
SGUISSARDI, Valdemar.; BARREYRO, Gladys. Evaluación/regulación de la educación superior en el Brasil: algunos aspectos históricos y actuales. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada/Espanha: 2016, volume 20, número 3, páginas 171-206. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/18552/18053.