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Educação superior no Brasil

Democratização ou massificação mercantil?

Valdemar Sguissardi

Publicado em:
Educação & Sociedade
Resumo
Este texto visa explicitar como, no âmbito de uma economia ultraliberal com predominância financeira e de um Estado semiprivado, que lhe é funcional, está sendo anulada a fronteira entre o público e o privado/mercantil, e promovida uma expansão da educação superior que se mantém, de um lado, como de elite e de alta qualificação para poucos, e, de outro, como de massas e de baixa qualificação para muitos pondo em xeque sua pretendida democratização. A interpretação dos dados referentes ao estatuto jurídico das instituições e respectivas matrículas, à concentração por área de saber, à presença de fundos de investimento nacionais e transnacionais associados às grandes empresas do setor educacional etc., autoriza a hipótese de que a educação superior, no Brasil, vive um intenso processo de transformação de um direito em mercadoria.
SGUISSARDI, V. Educação superior no Brasil: Democratização ou massificação mercantil?. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mXnvfHVs7q5gHBRkDSLrGXr/?format=pdf&lang=pt.
SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil: Democratização ou massificação mercantil?. Educação & Sociedade, Campinas: 2015, volume 36, número 133, páginas 867-889. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mXnvfHVs7q5gHBRkDSLrGXr/?format=pdf&lang=pt.