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artigo

A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação"

é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado?

Valdemar Sguissardi

Publicado em:
Perspectiva
Resumo
Este artigo, com base em estudos de especialistas, documentos sobre o tema e experiência pessoal do autor, visa responder a algumas questões acerca do “Modelo Capes de Avaliação”, tais como: trata-se de avaliação em sentido estrito ou de ações e procedimentos de regulação, controle e acreditação, próprios de um órgão financiador da pós-graduação garantidor da validade legal de títulos e diplomas? Como este modelo de regulação e controle contribui para que a universidade se torne uma instituição cada vez mais neoprofissional, heterônoma e competitiva? Quais as conseqüências para a educação superior de um “modelo” que privilegia a formação do pesquisador, via mensuração e avaliação bastante quantitativista da produção científica, em detrimento da formação “integral” do pós-graduando? Que lugar ocupa neste modelo a liberdade de escolha, a auto-avaliação ou a dita avaliação educativa? Como conciliar este tipo de avaliação com avaliação pertinente a processos de regulação e controle estatais?
SGUISSARDI, V. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação": é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado?. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 49-88, jan./jun. 2006. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/wp-content/uploads/2022/06/a-avaliacao-defensiva.pdf.
SGUISSARDI, Valdemar. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação": é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado?. Perspectiva, Florianópolis: 2006, volume 24, número 1, páginas 49-88. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/wp-content/uploads/2022/06/a-avaliacao-defensiva.pdf.