Este site está em constante construção.
O acervo de documentos – livros, capítulos de livros, artigos, prefácios e outros – está sendo acrescentado paulatinamente.

artigo

Trabalho intensificado na universidade pública brasileira

João dos Reis Silva Júnior | Valdemar Sguissardi

Resumo
O objetivo deste texto é compreender o processo de mercantilização da universidade estatal pública brasileira e de sua identidade institucional. Busca-se compreender este evento tal qual um processo de racionalização social, com origem no Estado reformado e como parte da herança do século XX, articulado com a internacionalização do capitalismo, que terminou como alvo da naturalização do sequestro do fundo público pelo capital, resultando em reformas das instituições republicanas brasileiras. A universidade, não sem a contraposição de movimentos sociais, políticos e sindicais e de intelectuais que ainda resistem, está sendo transformada em instituição tutelada pelo capital e pelo Estado, tendo o mercado como mediador. A racionalidade mercantil tornou-se o núcleo da Política, quando deveria ser a administração pública voltada para o ser humano, com conseqüências perversas para: o governo popular democrático, que se distancia de sua origem; o pensamento intelectual mais crítico; a esquerda partidária; a pesquisa sobre as políticas públicas de educação superior; e, sobretudo, o objeto aqui examinado - as atividades e a formação do professor pesquisador das universidades estatais públicas, em geral. Enfim, procura-se mostrar que o processo de racionalização em sua forma histórica atual, tem como essência, também histórica, a racionalidade da formação social no capitalismo, e, em razão disso, mostra, indiretamente, as orientações do processo em discussão.
SILVA JÚNIOR, J.; SGUISSARDI, V. Trabalho intensificado na universidade pública brasileira. Universidade e Sociedade, Brasília, v. 19, n. 45, p. 9-25, jan./jan. 2010. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/wp-content/uploads/2022/08/1587.pdf#page=5.
SILVA JÚNIOR, João.; SGUISSARDI, Valdemar. Trabalho intensificado na universidade pública brasileira. Universidade e Sociedade, Brasília: 2010, volume 19, número 45, páginas 9-25. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/wp-content/uploads/2022/08/1587.pdf#page=5.