Este site está em constante construção.
O acervo de documentos – livros, capítulos de livros, artigos, prefácios e outros – está sendo acrescentado paulatinamente.

artigo

Que lugar ocupa a qualidade nas recentes políticas de educação superior?

Valdemar Sguissardi

Resumo
Este texto visa identificar que lugar ocupa a qualidade nas políticas recentes de educação superior, tanto nos países centrais, quanto, em especial, no Brasil. Para fazê-lo, examina-se a legislação recentemente aprovada, tendo como pressuposto e pano-de-fundo a recuperação histórica de diferentes acepções do conceito de qualidade e de sua proeminência, sob o signo da competitividade e empregabilidade, nas políticas de educação superior da maioria dos países do mundo. Dá-se especial destaque à relação que o novo fenômeno da qualidade mantém: a) com os desdobramentos da reestruturação produtiva recente, da mundialização do capital, do redesenho do poder econômico-político global e da resemantização ideológica; e b) com indicadores ou índices de expansão da cobertura do sistema, na forma como esta tem ocorrido; de aumento ou redução do financiamento estatal das IES públicas, das dimensões do quadro docente e de seus vencimentos, do grau de exigência em relação à qualificação e aos regimes de trabalho docente nas IES em geral.
SGUISSARDI, V. Que lugar ocupa a qualidade nas recentes políticas de educação superior?. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Sorocaba, v. 11, n. 3, p. 69-89, /. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/938/935.
SGUISSARDI, Valdemar. Que lugar ocupa a qualidade nas recentes políticas de educação superior?. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Sorocaba: 2006, volume 11, número 3, páginas 69-89. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/938/935.