artigo
Para avaliar propostas de avaliação do ensino superior
Valdemar Sguissardi
Publicado em:
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Resumo
No âmbito do processo de modernização neoliberal que afeta todas as instâncias do Estado e da sociedade brasileira hoje, destaca-se o movimento de avaliação do ensino superior. Este artigo objetiva, por um lado, recuperar as origens, as motivações e a identidade desse movimento e, por outro, estabelecer alguns parâmetros para o exame crítico das diferentes propostas de avaliação desse nível de ensino, encaminhadas por instituições públicas e privadas e outras entidades ou organizações sociais. Concluindo, o autor propõe aos pesquisadores da área (ensino superior) uma pauta de pontos da temática da avaliação do ensino superior que, problematizados, poderiam tornar-se objetos de futuros estudos e pesquisas.
No âmbito do processo de modernização neoliberal que afeta todas as instâncias do Estado e da sociedade brasileira hoje, destaca-se o movimento de avaliação do ensino superior. Este artigo objetiva, por um lado, recuperar as origens, as motivações e a identidade desse movimento e, por outro, estabelecer alguns parâmetros para o exame crítico das diferentes propostas de avaliação desse nível de ensino, encaminhadas por instituições públicas e privadas e outras entidades ou organizações sociais. Concluindo, o autor propõe aos pesquisadores da área (ensino superior) uma pauta de pontos da temática da avaliação do ensino superior que, problematizados, poderiam tornar-se objetos de futuros estudos e pesquisas.
SGUISSARDI, V. Para avaliar propostas de avaliação do ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 76, n. 184, p. 549-578, set./dez. 1995. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1180/919.
SGUISSARDI, Valdemar. Para avaliar propostas de avaliação do ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: 1995, volume 76, número 184, páginas 549-578. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1180/919.